SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2La calle como espacio y tiempo de posibilidades educativasLa congada como espacio de socialización y de aprendizaje: entre el pasado y el presente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

SARAIVA, Karla  y  VARGAS, Juliana. Jovens mulheres de periferia e o funk ostentação. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.337-354. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40795.

O artigo visa analisar relações estabelecidas entre jovens alunas de uma escola da periferia do município de Porto Alegre (RS) e o estilo musical funk ostentação. Mais especificamente, busca-se problematizar a construção de ideais de relacionamentos afetivo- sexuais e de relações de gênero, pelas jovens, em articulação com tais músicas. Primeiramente, analisam-se as cinco músicas de maior evidência entre as jovens e, posteriormente, problematizam-se os dados produzidos em grupos de discussão. Dentre os resultados, destacamos a acolhida das jovens para os enunciados que destacam os homens como promotores financeiros dos sonhos de consumo femininos e seus anseios por relacionamentos de maior durabilidade, contrariando a representação de sucessivos relacionamentos breves apresentados nas suas músicas preferidas.

Palabras clave : Estudos Culturais; Gênero; Consumo; Música.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )