SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Jóvenes mujeres de periferia y el funk ostentaciónPerformance y educación: una reflexión de maestros krahô sobre la incorporación de ritos y cantos en la prática de la educación escolar indígena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

DAMASCENA, Adriane Alvaro. A congada como espaço de socialização e aprendizagem: entre o passado e o presente. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.355-372. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40803.

Este texto procura apresentar como se dá a dinâmica produzida pela relação entre os jovens, a cidade e a congada, numa contínua e descontínua relação de constituição e aprendizagem. A partir dos jovens congadeiros foi possível compreender como, em Goiânia, se configuram as práticas socioespaciais da congada numa troca com os mais velhos e com a própria cidade. Nessa busca, foi necessário recorrer à bibliografia referente à temática e ao trabalho de campo, que implicou o registro fotográfico e entrevista. A congada, que é celebrada por meio dos ternos de congo, tem sua principal atuação nos festejos que comemoram Nossa Senhora do Rosário. Os jovens foram o principal canal de tradução para conhecer as possíveis conexões que apontam a existência e a permanência da congada na cidade.

Palabras clave : Jovens; Congada; Cidade; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )