SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Jovens mulheres de periferia e o funk ostentaçãoPerformance e educação: uma reflexão de professores krahô sobre a incorporação de ritos e cantos na prática da educação escolar indígena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

DAMASCENA, Adriane Alvaro. A congada como espaço de socialização e aprendizagem: entre o passado e o presente. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.355-372. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40803.

Este texto procura apresentar como se dá a dinâmica produzida pela relação entre os jovens, a cidade e a congada, numa contínua e descontínua relação de constituição e aprendizagem. A partir dos jovens congadeiros foi possível compreender como, em Goiânia, se configuram as práticas socioespaciais da congada numa troca com os mais velhos e com a própria cidade. Nessa busca, foi necessário recorrer à bibliografia referente à temática e ao trabalho de campo, que implicou o registro fotográfico e entrevista. A congada, que é celebrada por meio dos ternos de congo, tem sua principal atuação nos festejos que comemoram Nossa Senhora do Rosário. Os jovens foram o principal canal de tradução para conhecer as possíveis conexões que apontam a existência e a permanência da congada na cidade.

Palavras-chave : Jovens; Congada; Cidade; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )