SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2A congada como espaço de socialização e aprendizagem: entre o passado e o presenteEpistemologia: um recorte em Pierre Bourdieu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

PECHINCHA, Mônica Thereza Soares. Performance e educação: uma reflexão de professores krahô sobre a incorporação de ritos e cantos na prática da educação escolar indígena. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.373-398. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.41003.

Com o intuito de contribuir com a discussão da educação escolar indígena, este artigo pontua a reflexão de professores krahô1 sobre a incorporação de rituais e cantos - ações axiais em sua cultura - nas suas escolas e na construção própria de seus projetos pedagógicos. Apresenta, sucintamente, aspectos estilísticos e cosmológicos de sua performance e sua conexão com o que chamamos de "natureza" e "sobrenatureza". A análise resulta de observações e reflexões conjuntas com professores krahô no contexto de sua formação no curso de Educação Intercultural na Universidade Federal de Goiás.

Palavras-chave : Ritual; Cantos; Krahô; Educação Escolar Indígena.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )