SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Performance e educação: uma reflexão de professores krahô sobre a incorporação de ritos e cantos na prática da educação escolar indígenaA educação popular como construção da esperança no Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo - CEFURIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

CAMPOS, Névio de. Epistemologia: um recorte em Pierre Bourdieu. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.399-417. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.36233.

Este artigo discute o problema da epistemologia, recortando sua análise na sociologia da ciência de Pierre Bourdieu. O percurso parte de uma discussão geral da epistemologia e chega ao posicionamento deste pensador francês, assumindo a hipótese de que a sua sociologia da ciência critica o idealismo e o determinismo científicos e afirma uma leitura de que o campo científico é um produto social, mas com suas especificidades. Apoia-se nos principais escritos deste sociólogo que tratam do problema da ciência, particularmente em Para uma sociologia da ciência e os Usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico, assim como no aporte teórico da História Intelectual, os quais permitem explicitar a posição desse cientista social, estabelecendo relações entre a obra e seu criador, entre a obra e sua época e entre as diferentes obras da mesma época.

Palavras-chave : Epistemologia; Sociologia da Ciência; Pierre Bourdieu; História Intelectual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )