SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Epistemologia: um recorte em Pierre BourdieuAtividade de estudo: uma possibilidade de alteração da prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

AHLERT, Alvori. A educação popular como construção da esperança no Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo - CEFURIA. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.419-439. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.36334.

O artigo discute a esperança como um conceito/categoria na educação popular desenvolvida pelo Centro de Formação Urbano- Rural Irmã Araújo - CEFURIA. Com metodologia de pesquisa de cunho bibliográfico, fundamentada em documentos produzidos pelo CEFURIA, especialmente a obra CEFURIA: 25 anos fazendo história popular, de Ana Inês Souza. Como referencial teórico utilizou-se as obras de Jürguen Moltmann, Ernst Bloch, Paulo Freire, Alfonso Torres Carrillo, Carlos Rodrigues Brandão e Danilo Streck. A pesquisa evidenciou que a esperança/utopia é um conceito/categoria que perpassa toda a trajetória do CEFURIA e estrutura a busca pela construção de uma grande utopia: a esperança de construção do socialismo, compreendido como uma sociedade justa, fraterna e democrática.

Palavras-chave : Esperança; Utopia; Educação Popular; CEFURIA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )