SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2A educação popular como construção da esperança no Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo - CEFURIAAprendizagens e experiências: a licenciatura em educação do campo da UFMG como espaço de mediação entre movimentos sociais e universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SANTANA, Maria Silvia Rosa. Atividade de estudo: uma possibilidade de alteração da prática pedagógica. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.441-461. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.36491.

Neste artigo, defende-se a tese de que o estudo teórico, mediado nas discussões entre os pares e na análise de situações práticas do cotidiano escolar, promove uma atuação docente mais consciente, no que se refere aos objetivos do ensino e às práticas que os materializam. Para isso, apresenta-se a análise dos dados coletados por meio da pesquisa-ação desenvolvida junto a uma professora do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Mato Grosso do Sul, visando propor a efetivação da categoria de atividade conforme preconizada pela abordagem Histórico-Cultural. Os resultados apontam para o desenvolvimento de uma disposição psicológica amplamente favorável ao estudo teórico e à alteração da prática pedagógica, bem como para o surgimento do germe da Educação Desenvolvente nos alunos e na professora que participaram da Atividade de Estudo.

Palavras-chave : Teoria Histórico-Cultural; Ensino Desenvolvente; Prática Pedagógica; Pesquisa-Ação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )