SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Aprendizagens e experiências: a licenciatura em educação do campo da UFMG como espaço de mediação entre movimentos sociais e universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

ANDRADE-DUVERNOY, Doriele. Processos Formativos na Rede Coque Vive (Recife-Pe): contribuições teórico-metodológicas para a educomunicação. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.485-503. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40805.

Este artigo versa sobre os elementos formativos nas atividades desenvolvidas pela Rede Coque Vive (RCV). O trabalho de tese analisou a formação do educomunicador, questionando os contextos de formação e práticas educomunicativas. Buscamos saber de que maneira as interações entre os membros RCV constituem um espaço-meio de formação do educomunicador e como a RCV contribui para a circulação e apropriação de conhecimentos em educomunicação. Adotamos os princípios do estudo de caso etnográfico. Constatamos que as atividades educomunicativas presentes na RCV contribuem para a formação de educomunicadores e para o protagonismo juvenil, indo além da simples apropriação de conteúdos e apontando para outros elementos que fornecem a base para a educomunicação e refletem na formação humana.

Palavras-chave : Rede Coque Vive; Educomunicação; Rede Associacionista; Práticas Formativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )