SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Teaching and learning mathematical analysis as encounter with signs from the perspective of Gilles Deleuze author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

SANTANA, Otacílio Antunes  and  PETROVA, Yekaterina. Ludicidade no ensino da normalidade em um ambiente florestal. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.525-543. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41502.

A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal, a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingisse a distribuição normal (D´Agostino K, 1970) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e mediadores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar.

Keywords : Pedagogia Explícita; Jogo-Problema; Alfabetização Científica; Didática da Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )