Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Inter Ação
versión impresa ISSN 0101-7136
Resumen
SANTANA, Otacílio Antunes y PETROVA, Yekaterina. Ludicidade no ensino da normalidade em um ambiente florestal. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.525-543. ISSN 0101-7136. https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41502.
A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal, a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingisse a distribuição normal (D´Agostino K, 1970) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e mediadores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar.
Palabras clave : Pedagogia Explícita; Jogo-Problema; Alfabetização Científica; Didática da Matemática.