SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3La enseñanza y el aprendizaje de análisis matemática como encuentro con los signos desde la perspectiva de Gilles Deleuze índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

SANTANA, Otacílio Antunes  y  PETROVA, Yekaterina. Ludicidade no ensino da normalidade em um ambiente florestal. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.525-543. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41502.

A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal, a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingisse a distribuição normal (D´Agostino K, 1970) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e mediadores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar.

Palabras clave : Pedagogia Explícita; Jogo-Problema; Alfabetização Científica; Didática da Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )