SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Ensino e aprendizagem de análise matemática como encontro com os signos na perspectiva de Gilles Deleuze índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SANTANA, Otacílio Antunes  e  PETROVA, Yekaterina. Ludicidade no ensino da normalidade em um ambiente florestal. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.525-543. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41502.

A intenção desse trabalho foi aplicar a pedagogia explícita lúdica em um contexto florestal, a buscar a consolidação do conhecimento sobre o estudo da normalidade e a teia interdisciplinar que o conteúdo requer para sua compreensão. O jogo pré-determinado se baseou na amostragem de dados biométricos florestais por grupos de alunos do ensino médio, em que o primeiro grupo que atingisse a distribuição normal (D´Agostino K, 1970) no conjunto de dados coletados, ganhava a rodada. Alunos da licenciatura foram os supervisores e mediadores dos grupos. Após o planejamento, a interação lúdica e as avaliações, a vertente pedagógica utilizada mostrou ser um caminho para o engajamento motivacional e para a consolidação do conhecimento na teia interdisciplinar e transdisciplinar.

Palavras-chave : Pedagogia Explícita; Jogo-Problema; Alfabetização Científica; Didática da Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )