SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Playfulness in normality teaching in a forest environmentThe use of comics in immunology teaching for high school basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

LEAL JUNIOR, Luiz Carlos  and  ANDRADE, Antonio dos Santos. Ensino e aprendizagem de análise matemática como encontro com os signos na perspectiva de Gilles Deleuze. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.545-564. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41685.

O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática em cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas do ensino e da aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, busca-se uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento no pensamento. Com essa perspectiva o aprendizado da Análise Matemática passa a ser concebido como o desenvolvimento de uma sensibilidade dos aprendizes aos signos desta matéria e se torna a condição para a sua efetivação.

Keywords : Análise Matemática; Signos; Ensino e Aprendizagem; Gilles Deleuze.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )