SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Lo lúdico en la enseñanza de la normalidad en un ambiente forestalEl uso de historietas para la enseñanza de inmunologia en la educación secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

LEAL JUNIOR, Luiz Carlos  y  ANDRADE, Antonio dos Santos. Ensino e aprendizagem de análise matemática como encontro com os signos na perspectiva de Gilles Deleuze. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.545-564. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41685.

O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática em cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas do ensino e da aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, busca-se uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento no pensamento. Com essa perspectiva o aprendizado da Análise Matemática passa a ser concebido como o desenvolvimento de uma sensibilidade dos aprendizes aos signos desta matéria e se torna a condição para a sua efetivação.

Palabras clave : Análise Matemática; Signos; Ensino e Aprendizagem; Gilles Deleuze.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )