SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Ludicidade no ensino da normalidade em um ambiente florestalO uso de história em quadrinhos no ensino de imunologia para educação básica de nível médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

LEAL JUNIOR, Luiz Carlos  e  ANDRADE, Antonio dos Santos. Ensino e aprendizagem de análise matemática como encontro com os signos na perspectiva de Gilles Deleuze. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.545-564. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41685.

O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática em cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas do ensino e da aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, busca-se uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento no pensamento. Com essa perspectiva o aprendizado da Análise Matemática passa a ser concebido como o desenvolvimento de uma sensibilidade dos aprendizes aos signos desta matéria e se torna a condição para a sua efetivação.

Palavras-chave : Análise Matemática; Signos; Ensino e Aprendizagem; Gilles Deleuze.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )