SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3El uso de historietas para la enseñanza de inmunologia en la educación secundariaLa educación ambiental como propuesta de formación de profesores reflexivos: de prácticas contextualizadas hacia la ambientalización en la enseñanza de las ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; SILVA, Lenice Heloisa Arruda  y  ANTUNES-SOUZA, Thiago. Mediações pedagógicas na interpretação de experimentações investigativas: uma estratégia didática para a formação docente em química. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.585-604. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41880.

O presente trabalho propõe uma estratégia didática que articula a importância de mediações pedagógicas com a organização de ideias químicas envolvidas em um experimento, segundo os três níveis do conhecimento químico (fenomenológico, representacional e teórico-conceitual). Essa estratégia foi desenvolvida com trinta futuros professores de Química e a sua análise está apoiada na abordagem microgenética, buscando evidenciar a importância da interlocução professor-aluno como mediação de negociação de significados. Os resultados indicam que nestes processos, a palavra docente orienta, deliberadamente, o pensamento dos alunos, auxiliando-os no processo interpretativo da experiência e de sua mediação no processo de elaboração de conceitos químicos altamente abstratos.

Palabras clave : Mediação Pedagógica; Experiência Investigativa; Elaboração Conceitual; Formação Docente em Química.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )