SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3O uso de história em quadrinhos no ensino de imunologia para educação básica de nível médioA educação ambiental como proposta de formação de professores reflexivos: das práticas contextualizadas à ambientalização no ensino de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; SILVA, Lenice Heloisa Arruda  e  ANTUNES-SOUZA, Thiago. Mediações pedagógicas na interpretação de experimentações investigativas: uma estratégia didática para a formação docente em química. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.585-604. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41880.

O presente trabalho propõe uma estratégia didática que articula a importância de mediações pedagógicas com a organização de ideias químicas envolvidas em um experimento, segundo os três níveis do conhecimento químico (fenomenológico, representacional e teórico-conceitual). Essa estratégia foi desenvolvida com trinta futuros professores de Química e a sua análise está apoiada na abordagem microgenética, buscando evidenciar a importância da interlocução professor-aluno como mediação de negociação de significados. Os resultados indicam que nestes processos, a palavra docente orienta, deliberadamente, o pensamento dos alunos, auxiliando-os no processo interpretativo da experiência e de sua mediação no processo de elaboração de conceitos químicos altamente abstratos.

Palavras-chave : Mediação Pedagógica; Experiência Investigativa; Elaboração Conceitual; Formação Docente em Química.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )