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Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

NOBREGA, Maria Luciana da Silva  y  CLEOPHAS, Maria das Graças. A educação ambiental como proposta de formação de professores reflexivos: das práticas contextualizadas à ambientalização no ensino de ciências. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.605-628. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41884.

A Educação Ambiental tem contribuído para uma aprendizagem significativa, inserindo nas práticas pedagógicas uma reflexividade na construção do conhecimento. No intuito de promover a Ambientalização dos espaços de aprendizagem, muitos educadores buscam inserir novas metodologias na abordagem dos conteúdos de sala de aula. Nesse sentido, utilizando as práticas pedagógicas da Contextualização dos Conteúdos, da Convivência com o Meio e da Interdisciplinaridade, foi realizada uma atividade, no âmbito do programa PIBID, com licenciandos do curso de Ciências da Natureza. O objetivo foi estimulá-los a adotar práticas diferenciadas na abordagem dos conteúdos de Ciências e, em seguida, refletir sobre a eficácia dessas práticas na promoção da Ambientalização e da Sustentabilidade no âmbito escolar. Como resultado, foi revelado a disposição dos licenciandos em utilizar as paisagens do Piauí na contextualização e interdisciplinaridade de suas práticas pedagógicas.

Palabras clave : Educação Ambiental; Aprendizagem; Ambientalização; Ensino de Ciências.

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