SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3A educação ambiental como proposta de formação de professores reflexivos: das práticas contextualizadas à ambientalização no ensino de ciênciasAtividades nos laboratórios de ensino de física: a percepção de estudantes do Brasil e da Argentina. Um pensamento para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

TOMIO, Daniela. Relações entre ensinar ciências e a escrita: reflexões sobre as "origens" de seu pesquisar no Brasil. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.629-649. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41888.

Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar compreensões de pesquisadores brasileiros de Educação Científica que foram mediadoras do desenvolvimento de conhecimentos científicos sobre as relações entre o ensino de Ciências e a escrita. Para isso, socializa-se um recorte de uma investigação de estado da arte, em que se realizou uma análise histórico-epistemológica das pesquisas sobre escrita, divulgadas em periódicos e eventos científicos da área de Ensino de Ciências, considerando os aportes teóricos da epistemologia de Ludwik Fleck e uma compreensão de linguagem da Análise de Discurso francesa. As interpretações permitem compreender quando se iniciaram as publicações, as tendências da produção científica ao longo de sua história e a circulação de ideias entre os pesquisadores de Educação Científica com de outras áreas a fim de responder aos seus problemas de pesquisa.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Escrita; Pesquisa; Circulação de Ideias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )