SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Actividades en laboratorios de enseñanza de física: percepciones de estudiantes de Brasil y Argentina. Tema de reflexión docenteEl pensamiento narrativo en la enseñanza de las ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado; OLIVEIRA, Carmen Irene Correia de  y  SOUSA, Guaracira Gouvêa de. Para além da fixação dos conteúdos: uma proposta de historicidade como estratégia de transposição didática no estudo da física e na formação docente na licenciatura em ciências biológicas. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.671-689. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41931.

Nesse trabalho problematizamos as dificuldades dos alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em transpor didaticamente conceitos relativos à queda dos corpos, observadas durante as aulas de regência em turmas de nono ano do Ensino Fundamental e discutimos uma estratégia de enfrentamento de tais dificuldades a partir da historicidade desses conceitos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo tanto no que se refere à compreensão dos conteúdos por parte dos licenciandos na disciplina de física do curso, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebemos a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Formação de Professores; Transposição Didática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )