SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Beyond the memorization of contents: a proposal of historicity as didactic transposition strategy in the study of physics and teacher training in the undergraduate course in biological sciencesLatin american popular education as a new direction for social education - social pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

ADURIZ-BRAVO, Agustín  and  REVEL CHION, Andrea. O pensamento narrativo no ensino de ciências. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.691-704. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41940.

São ainda raras as pesquisas a respeito da importância do formato narrativo na aprendizagem de ciências. Neste artigo reconhecemos a necessidade de inserir este tema na agenda de trabalho da didática do ensino de ciências. Retomamos algumas questões colocadas em publicações anteriores e esboçamos linhas de pesquisa que consideramos promissoras para fortalecer os diversos usos da narrativa na educação científica. Examinamos algumas características das narrativas, a partir da linguística e da ciência cognitiva, reconhecendo seus possíveis aportes às aulas de ciências: o potencial para veicular conteúdos conceituais da ciência escolar, sua contribuição para o entendimento significativo por meio do relacionamento de ideias centrais numa trama, seu impacto positivo na motivação dos estudantes, e o aumento da retenção da aprendizagem, dada a memorabilidade.

Keywords : Narrativas; Pensamento Narrativo; Contextualização; Formação dos Professores de Ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )