SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3O pensamento narrativo no ensino de ciênciasA produção dos saberes docentes e o estágio supervisionado: o que dizem as narrativas dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado; OLIVEIRA, Carmen Irene Correia de  e  SOUSA, Guaracira Gouvêa de. A educação popular latino-americana como um novo sentido para a educação social - pedagogia social. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.705-724. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.40790.

Nesse trabalho problematizamos as dificuldades dos alunos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas em transpor didaticamente conceitos relativos à queda dos corpos, observadas durante as aulas de regência em turmas de nono ano do Ensino Fundamental e discutimos uma estratégia de enfrentamento de tais dificuldades a partir da historicidade desses conceitos. Tal estratégia cumpriu um duplo objetivo tanto no que se refere à compreensão dos conteúdos por parte dos licenciandos na disciplina de física do curso, bem como na reflexão sobre suas práticas docentes já no estágio supervisionado. A partir de respostas e representações em forma de desenhos de conceitos sobre a queda dos corpos percebemos a necessidade de uma explicação pautada nas ideias desenvolvidas por Aristóteles, Buridan e Galileu. O contato com o processo de produção do conhecimento científico em diferentes épocas da história da ciência além de desconstruir erros antigos na formação dos licenciandos, fornece uma nova ferramenta pedagógica a ser incorporada em suas práticas docentes.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Formação de Professores; Transposição Didática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )