SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Latin american popular education as a new direction for social education - social pedagogyTechnology as a problem in science, technology, and society education: analyses of a reading workshop in science teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

CARMO, Edinaldo Medeiros  and  ROCHA, Winne Katharine Souza. A produção dos saberes docentes e o estágio supervisionado: o que dizem as narrativas dos alunos. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.725-742. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41838.

Esta investigação teve como foco os saberes produzidos pelos licenciados em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado. Ao utilizar como fonte de dados os relatórios de estágio, esta pesquisa examinou as contribuições das disciplinas da Prática de Ensino para a construção dos saberes docentes, sem desconsiderar as dificuldades encontradas pelos estagiários. Os resultados apontam para o fato de que a inserção do licenciado em situações reais de ensino no espaço escolar permite a retradução dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. Portanto, as atividades do estágio contribuem para o desenvolvimento profissional dos estudantes de licenciatura, pois lhes permitem vivenciar, apoiados em reflexões advindas da sua formação, as suas primeiras tentativas de construção dos saberes docentes em contextos de ensino.

Keywords : Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Prática de Ensino; Saberes Docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )