SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3La educación popular latinoamericana como una nueva dirección para la educación social - pedagogía socialLa tecnología como problema en la educación en ciencia, tecnología y sociedad: análisis de un taller de lectura en la formación de profesores de ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

CARMO, Edinaldo Medeiros  y  ROCHA, Winne Katharine Souza. A produção dos saberes docentes e o estágio supervisionado: o que dizem as narrativas dos alunos. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.725-742. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41838.

Esta investigação teve como foco os saberes produzidos pelos licenciados em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado. Ao utilizar como fonte de dados os relatórios de estágio, esta pesquisa examinou as contribuições das disciplinas da Prática de Ensino para a construção dos saberes docentes, sem desconsiderar as dificuldades encontradas pelos estagiários. Os resultados apontam para o fato de que a inserção do licenciado em situações reais de ensino no espaço escolar permite a retradução dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. Portanto, as atividades do estágio contribuem para o desenvolvimento profissional dos estudantes de licenciatura, pois lhes permitem vivenciar, apoiados em reflexões advindas da sua formação, as suas primeiras tentativas de construção dos saberes docentes em contextos de ensino.

Palabras clave : Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Prática de Ensino; Saberes Docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )