SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3A educação popular latino-americana como um novo sentido para a educação social - pedagogia socialA tecnologia como problema na educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: análises de uma oficina de leitura na formação de professores de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

CARMO, Edinaldo Medeiros  e  ROCHA, Winne Katharine Souza. A produção dos saberes docentes e o estágio supervisionado: o que dizem as narrativas dos alunos. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.725-742. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41838.

Esta investigação teve como foco os saberes produzidos pelos licenciados em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado. Ao utilizar como fonte de dados os relatórios de estágio, esta pesquisa examinou as contribuições das disciplinas da Prática de Ensino para a construção dos saberes docentes, sem desconsiderar as dificuldades encontradas pelos estagiários. Os resultados apontam para o fato de que a inserção do licenciado em situações reais de ensino no espaço escolar permite a retradução dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. Portanto, as atividades do estágio contribuem para o desenvolvimento profissional dos estudantes de licenciatura, pois lhes permitem vivenciar, apoiados em reflexões advindas da sua formação, as suas primeiras tentativas de construção dos saberes docentes em contextos de ensino.

Palavras-chave : Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Prática de Ensino; Saberes Docentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )