SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3La educación popular latinoamericana como una nueva dirección para la educación social - pedagogía social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136

Resumen

GEREMIAS, Bethania Medeiros  y  CASSIANI, Suzani. A tecnologia como problema na educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: análises de uma oficina de leitura na formação de professores de ciências. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.743-761. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41882.

A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina - Ciências (OBEDUFSC - Ciências). Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências.

Palabras clave : Educação CTS; Formação de Professores de Ciências; Tecnologia; Papel.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )