SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3A produção dos saberes docentes e o estágio supervisionado: o que dizem as narrativas dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136

Resumo

GEREMIAS, Bethania Medeiros  e  CASSIANI, Suzani. A tecnologia como problema na educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: análises de uma oficina de leitura na formação de professores de ciências. Rev. Inter Ação [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.743-761. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41882.

A partir de uma Perspectiva Discursiva em Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), investigamos os sentidos sobre tecnologia produzidos durante a análise conjunta de uma animação educativa sobre a origem e produção do artefato papel, realizada com integrantes do grupo Observatório da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina - Ciências (OBEDUFSC - Ciências). Na análise desse processo, percebemos a materialização, no discurso dos sujeitos da pesquisa, de questões debatidas nos estudos CTS, tais como: i) problema x solução tecnológica; ii) leitura salvacionista x destrutiva da tecnologia; iii) silenciamentos das relações CTS. Em síntese, a pesquisa proporcionou elementos para problematizar e compreender o que é dito, mas, também, os silêncios sobre tecnologia e suas questões, contribuindo para pensar o desenvolvimento de temas tecnológicos na formação de professores de Ciências.

Palavras-chave : Educação CTS; Formação de Professores de Ciências; Tecnologia; Papel.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )