SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Contribuições do pensamento freireano para a escolarização de mulheres trabalhadoras na Educação de Jovens e Adultos (EJA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de  e  SANTOS, Tânia Regina Lobato dos. A educação de Paulo Freire - Andarilho da utopia - em diferentes contextos. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.1-19. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43631.

Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil Resumo: Paulo Freire em sua andarilhagem pelo mundo contribuiu para o sistema educacional e programas educativos de alguns países, bem como subsidiou novos aportes teóricos e influenciou, sobretudo na América Latina, a concepção de educação popular nos anos 60. Neste artigo objetiva-se analisar a influência da educação de Paulo Freire em diferentes contextos, proveniente dessa sua andança pelo mundo. Consiste em um estudo bibliográfico incluindo obras de Paulo Freire e de autores que estudam o seu pensamento educacional no Brasil e em outros países. Neste artigo apresentamos Paulo Freire como inspirador de movimento libertador e trazemos o debate sobre a influência da educação popular de Paulo Freire em diferentes contextos sociais, culturais e educacionais.

Palavras-chave : Paulo Freire; Educação Popular; Diferentes Contextos; Andarilhagem no Mundo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )