SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1A educação de Paulo Freire - Andarilho da utopia - em diferentes contextosA escuta na formação inicial de professores de ciências - um olhar para Educação de Jovens e Adultos (EJA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GODINHO, Ana Cláudia Ferreira; BRANDAO, Nagela Aparecida  e  NORONHA, Ana Catharina Mesquita de. Contribuições do pensamento freireano para a escolarização de mulheres trabalhadoras na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.20-37. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43832.

Neste artigo, analisamos as contribuições da educação popular, especialmente do pensamento freireano, para a escolarização de mulheres na Educação de Jovens e adultos (EJA), em especial no que se refere à problematização de suas experiências de trabalho. Apresentamos reflexões produzidas a partir de um estudo de caráter etnográfico, realizado em duas escolas públicas de Belo Horizonte - MG. Os resultados indicam que as experiências das mulheres, inclusive das estudantes sujeitos de pesquisa, são de trabalho precário. Diante disso, a sala de aula de EJA é, para muitas, o único espaço de problematização destas experiências para a compreensão das relações sociais que constituem o trabalho humano. Compreender essas questões pode contribuir para que as mulheres trabalhadoras deixem de atribuir a si mesmas a responsabilidade por todas as condições precárias de trabalho em que vivem e por não terem a escolaridade completa.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Trabalho; Mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )