SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Contributions of Freire thinking for the instruction of women workers in the education for young People and Adults Program (EJA)The transformer dialogue from the Pedagogy of Hope of Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SANTOS, Sayonara Martins dos  and  GUIMARAES, Simone Sendin Moreira. A escuta na formação inicial de professores de ciências - um olhar para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.38-50. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44058.

O presente trabalho se configura como recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas - noturno - da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa geral teve como objetivo compreender os limites e possibilidades do diálogo como estratégia na formação de professores de biologia para atuar na EJA. Nesse recorte contemplamos o objetivo específico de acompanhar a realização da disciplina de estágio, observando o diálogo como possibilidade de estratégia, com enfoque na categoria “saber escutar”. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise textual discursiva. Consideramos que a inserção do diálogo como estratégia na formação inicial permite um afastamento do modelo educacional bancário presente na formação de professores de Ciências/Biologia.

Keywords : Formação inicial de Professores; Diálogo; Estratégia; Saber escutar; Educação de Jovens e Adultos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )