SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Contribuciones del pensamiento de Freire para la escolarización de mujeres trabajadoras en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA)El diálogo transformador de la Pedagogía de la Esperanza de Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SANTOS, Sayonara Martins dos  y  GUIMARAES, Simone Sendin Moreira. A escuta na formação inicial de professores de ciências - um olhar para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.38-50. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44058.

O presente trabalho se configura como recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas - noturno - da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa geral teve como objetivo compreender os limites e possibilidades do diálogo como estratégia na formação de professores de biologia para atuar na EJA. Nesse recorte contemplamos o objetivo específico de acompanhar a realização da disciplina de estágio, observando o diálogo como possibilidade de estratégia, com enfoque na categoria “saber escutar”. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise textual discursiva. Consideramos que a inserção do diálogo como estratégia na formação inicial permite um afastamento do modelo educacional bancário presente na formação de professores de Ciências/Biologia.

Palabras clave : Formação inicial de Professores; Diálogo; Estratégia; Saber escutar; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )