SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Contribuições do pensamento freireano para a escolarização de mulheres trabalhadoras na Educação de Jovens e Adultos (EJA)O diálogo transformador a partir da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SANTOS, Sayonara Martins dos  e  GUIMARAES, Simone Sendin Moreira. A escuta na formação inicial de professores de ciências - um olhar para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.38-50. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44058.

O presente trabalho se configura como recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas - noturno - da Universidade Federal de Goiás. A pesquisa geral teve como objetivo compreender os limites e possibilidades do diálogo como estratégia na formação de professores de biologia para atuar na EJA. Nesse recorte contemplamos o objetivo específico de acompanhar a realização da disciplina de estágio, observando o diálogo como possibilidade de estratégia, com enfoque na categoria “saber escutar”. Os dados coletados foram transcritos e analisados a partir da análise textual discursiva. Consideramos que a inserção do diálogo como estratégia na formação inicial permite um afastamento do modelo educacional bancário presente na formação de professores de Ciências/Biologia.

Palavras-chave : Formação inicial de Professores; Diálogo; Estratégia; Saber escutar; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )