SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Atención en la formación de los profesores de ciencias - una mirada para la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA)Paulo Freire y Gert Biesta: un diálogo fecundo sobre la educación más allá de la facilitación del aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

GALLI, Ernesto Ferreira  y  BRAGA, Fabiana Marini. O diálogo transformador a partir da Pedagogia da Esperança de Paulo Freire. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.51-68. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44030.

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que pretendeu responder a um dos objetivos da dissertação de mestrado O diálogo em Paulo Freire: uma análise a partir da “Pedagogia do oprimido” e da “Pedagogia da esperança”, referente ao conceito de diálogo na última obra citada. Utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo que foi elaborada a partir das palavras e trechos relacionados aos radicais dial. e diál. ao longo de todo o livro. O diálogo na Pedagogia da esperança apresenta características que representam o contexto e a vivência do autor na escrita da Pedagogia do oprimido e da obra aqui tomada como objeto, definindo a grande transformação do mundo por meio da democracia, da unidade na diversidade, da/o professor/a, da consciência, do aprendizado e do silêncio.

Palabras clave : Diálogo; Democracia; Educação; Unidade na Diversidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )