SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1The transformer dialogue from the Pedagogy of Hope of Paulo FreireThe problematizing education of Paulo Freire, a pedagogy of the social subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

GUILHERME, Alexandre Anselmo  and  FREITAS, Ana Lucia Souza de. Paulo Freire e Gert Biesta: um diálogo fecundo sobre a educação para além da facilitação da aprendizagem. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.69-86. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44031.

A aproximação entre Paulo Freire e Gert Biesta foi realizada a partir de estudos bibliográficos, tendo como foco a compreensão de ambos acerca das relações entre risco e educação. Por que é importante compreender (e exercer) a educação como risco? Qual a função dos educadores que assumem a educação como risco? São os questionamentos que orientam o desenvolvimento do estudo realizado, o qual proporcionou a compreensão de que o conceito de learnification, traduzido como aprenderismo, e a concepção de educação como risco são relevantes proposições do pensamento de Gert Biesta que contribuem para a atualização e recriação do pensamento freireano diante dos desafios contemporâneos, como o de reinventar a linguagem da educação.

Keywords : Paulo Freire; Gert Biesta; Risco; Learnification; Aprenderismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )