SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1El diálogo transformador de la Pedagogía de la Esperanza de Paulo FreireLa educación problematizadora de Paulo Freire, una pedagogía del sujeto social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

GUILHERME, Alexandre Anselmo  y  FREITAS, Ana Lucia Souza de. Paulo Freire e Gert Biesta: um diálogo fecundo sobre a educação para além da facilitação da aprendizagem. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.69-86. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44031.

A aproximação entre Paulo Freire e Gert Biesta foi realizada a partir de estudos bibliográficos, tendo como foco a compreensão de ambos acerca das relações entre risco e educação. Por que é importante compreender (e exercer) a educação como risco? Qual a função dos educadores que assumem a educação como risco? São os questionamentos que orientam o desenvolvimento do estudo realizado, o qual proporcionou a compreensão de que o conceito de learnification, traduzido como aprenderismo, e a concepção de educação como risco são relevantes proposições do pensamento de Gert Biesta que contribuem para a atualização e recriação do pensamento freireano diante dos desafios contemporâneos, como o de reinventar a linguagem da educação.

Palabras clave : Paulo Freire; Gert Biesta; Risco; Learnification; Aprenderismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )