SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1O diálogo transformador a partir da Pedagogia da Esperança de Paulo FreireA educação problematizadora de Paulo Freire, uma pedagogia do sujeito social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

GUILHERME, Alexandre Anselmo  e  FREITAS, Ana Lucia Souza de. Paulo Freire e Gert Biesta: um diálogo fecundo sobre a educação para além da facilitação da aprendizagem. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.69-86. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44031.

A aproximação entre Paulo Freire e Gert Biesta foi realizada a partir de estudos bibliográficos, tendo como foco a compreensão de ambos acerca das relações entre risco e educação. Por que é importante compreender (e exercer) a educação como risco? Qual a função dos educadores que assumem a educação como risco? São os questionamentos que orientam o desenvolvimento do estudo realizado, o qual proporcionou a compreensão de que o conceito de learnification, traduzido como aprenderismo, e a concepção de educação como risco são relevantes proposições do pensamento de Gert Biesta que contribuem para a atualização e recriação do pensamento freireano diante dos desafios contemporâneos, como o de reinventar a linguagem da educação.

Palavras-chave : Paulo Freire; Gert Biesta; Risco; Learnification; Aprenderismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )