SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Paulo Freire and Gert Biesta: a fecund dialogue on education beyond the facilitation of learningA conception of (Planetary) citizenship for citizen training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

PITANO, Sandro de Castro. A educação problematizadora de Paulo Freire, uma pedagogia do sujeito social. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.87-104. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43774.

O artigo apresenta os resultados de uma investigação bibliográfica sobre o pensamento de Paulo Freire, assumindo que o mesmo considera o sujeito social como horizonte formativo. Visa identificar e definir, a partir dos escritos freireanos, um conceito de sujeito social afinado com os princípios políticos e pedagógicos da educação popular. A análise bibliográfica enfatizou as obras: Pedagogia do Oprimido, Conscientização, Pedagogia: Diálogo e Conflito, Política e Educação, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Indignação. Aprofundando o estudo de categorias centrais como conscientização e diálogo, foi possível identificar e caracterizar um conceito de sujeito social na pedagogia freireana, configurando um horizonte formativo em consonância com os fundamentos e ideais da educação popular.

Keywords : Paulo Freire; Educação Problematizadora; Educação Popular; Sujeito Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )