SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Paulo Freire y Gert Biesta: un diálogo fecundo sobre la educación más allá de la facilitación del aprendizajeUna concepción de ciudadanía (Planetaria) para la formación ciudadana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

PITANO, Sandro de Castro. A educação problematizadora de Paulo Freire, uma pedagogia do sujeito social. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.87-104. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43774.

O artigo apresenta os resultados de uma investigação bibliográfica sobre o pensamento de Paulo Freire, assumindo que o mesmo considera o sujeito social como horizonte formativo. Visa identificar e definir, a partir dos escritos freireanos, um conceito de sujeito social afinado com os princípios políticos e pedagógicos da educação popular. A análise bibliográfica enfatizou as obras: Pedagogia do Oprimido, Conscientização, Pedagogia: Diálogo e Conflito, Política e Educação, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Indignação. Aprofundando o estudo de categorias centrais como conscientização e diálogo, foi possível identificar e caracterizar um conceito de sujeito social na pedagogia freireana, configurando um horizonte formativo em consonância com os fundamentos e ideais da educação popular.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação Problematizadora; Educação Popular; Sujeito Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )