SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Paulo Freire e Gert Biesta: um diálogo fecundo sobre a educação para além da facilitação da aprendizagemUma concepção de cidadania (Planetária) para a formação cidadã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

PITANO, Sandro de Castro. A educação problematizadora de Paulo Freire, uma pedagogia do sujeito social. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.87-104. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.43774.

O artigo apresenta os resultados de uma investigação bibliográfica sobre o pensamento de Paulo Freire, assumindo que o mesmo considera o sujeito social como horizonte formativo. Visa identificar e definir, a partir dos escritos freireanos, um conceito de sujeito social afinado com os princípios políticos e pedagógicos da educação popular. A análise bibliográfica enfatizou as obras: Pedagogia do Oprimido, Conscientização, Pedagogia: Diálogo e Conflito, Política e Educação, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Indignação. Aprofundando o estudo de categorias centrais como conscientização e diálogo, foi possível identificar e caracterizar um conceito de sujeito social na pedagogia freireana, configurando um horizonte formativo em consonância com os fundamentos e ideais da educação popular.

Palavras-chave : Paulo Freire; Educação Problematizadora; Educação Popular; Sujeito Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )