SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Autonomia em tempos de capitalismo flexível: uma abordagem a partir de Paulo FreireBiologia da autonomia: a importância da temporalidade de Freire e do fenômeno histórico de Maturana para o ensino de biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

RAMOS, Moacyr Salles  e  SANTORO, Ana Cecília dos Santos. Pensamento freireano em tempos de escola sem partido. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.140-158. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.44076.

O presente artigo apresenta uma breve reflexão acerca do pensamento de Paulo Freire, tendo como pano de fundo os debates que se travam sobre ele no contexto do Movimento Escola Sem Partido. Além disso, apresentamos documentos da ditadura militar que exemplificam a forma como o pensamento freireano era perseguido na época. Trata-se de uma análise que faz uso de fontes primárias e secundárias. Constatamos que, apesar de vivermos em momentos históricos distintos, as estratégias de perseguição parecem similares, sempre associando o pensamento de Paulo Freire a processos de doutrinação ideológica de esquerda. Na realidade, no pensamento freireano, a transferência/imposição de conhecimentos por parte dos professores, sob qualquer perspectiva político-ideológica, não encontra abrigo, pois, para ele, esta é a educação bancária.

Palavras-chave : Paulo Freire; Escola Sem Partido; Ditadura Militar; Doutrinação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )