SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Freirean thinking in times of school without partyCollaborative writing in continuous training of mathematics teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

SILVA, Herbert Gomes da  and  INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena. Biologia da autonomia: a importância da temporalidade de Freire e do fenômeno histórico de Maturana para o ensino de biologia. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.159-175. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41637.

O objetivo deste artigo é discutir a importância do fenômeno histórico e a temporalidade, relacionando-os à educação e aprendizagem. Utilizamos as teorias de Humberto Maturana e Paulo Freire, como princípios para a Biologia da Autonomia. Defendemos a ideia de uma educação e ensino de Biologia, voltados para a formação humana tendo o estudante como sujeito/ observador que interfere e age de maneira reflexiva e consciente no mundo em que vive. Para isso, é necessário que ele compreenda a sua importância como sujeito histórico e que a sua aprendizagem é um fenômeno observável a partir dessa concepção.

Keywords : Ensino de Biologia; Aprender; Historicidade; Fenômeno Histórico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )