SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Pensamiento de freire en tiempos de escuela sin partidoLa escritura colaborativa en la formación continua del profesorado de matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

SILVA, Herbert Gomes da  y  INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena. Biologia da autonomia: a importância da temporalidade de Freire e do fenômeno histórico de Maturana para o ensino de biologia. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.159-175. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41637.

O objetivo deste artigo é discutir a importância do fenômeno histórico e a temporalidade, relacionando-os à educação e aprendizagem. Utilizamos as teorias de Humberto Maturana e Paulo Freire, como princípios para a Biologia da Autonomia. Defendemos a ideia de uma educação e ensino de Biologia, voltados para a formação humana tendo o estudante como sujeito/ observador que interfere e age de maneira reflexiva e consciente no mundo em que vive. Para isso, é necessário que ele compreenda a sua importância como sujeito histórico e que a sua aprendizagem é um fenômeno observável a partir dessa concepção.

Palabras clave : Ensino de Biologia; Aprender; Historicidade; Fenômeno Histórico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )