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Inter Ação
versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
SILVA, Herbert Gomes da e INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena. Biologia da autonomia: a importância da temporalidade de Freire e do fenômeno histórico de Maturana para o ensino de biologia. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.159-175. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41637.
O objetivo deste artigo é discutir a importância do fenômeno histórico e a temporalidade, relacionando-os à educação e aprendizagem. Utilizamos as teorias de Humberto Maturana e Paulo Freire, como princípios para a Biologia da Autonomia. Defendemos a ideia de uma educação e ensino de Biologia, voltados para a formação humana tendo o estudante como sujeito/ observador que interfere e age de maneira reflexiva e consciente no mundo em que vive. Para isso, é necessário que ele compreenda a sua importância como sujeito histórico e que a sua aprendizagem é um fenômeno observável a partir dessa concepção.
Palavras-chave : Ensino de Biologia; Aprender; Historicidade; Fenômeno Histórico.