SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Pensamento freireano em tempos de escola sem partidoA escrita colaborativa na formação continuada de professores que ensinam matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

SILVA, Herbert Gomes da  e  INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena. Biologia da autonomia: a importância da temporalidade de Freire e do fenômeno histórico de Maturana para o ensino de biologia. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.159-175. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41637.

O objetivo deste artigo é discutir a importância do fenômeno histórico e a temporalidade, relacionando-os à educação e aprendizagem. Utilizamos as teorias de Humberto Maturana e Paulo Freire, como princípios para a Biologia da Autonomia. Defendemos a ideia de uma educação e ensino de Biologia, voltados para a formação humana tendo o estudante como sujeito/ observador que interfere e age de maneira reflexiva e consciente no mundo em que vive. Para isso, é necessário que ele compreenda a sua importância como sujeito histórico e que a sua aprendizagem é um fenômeno observável a partir dessa concepção.

Palavras-chave : Ensino de Biologia; Aprender; Historicidade; Fenômeno Histórico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )