SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Biology of autonomy: the importance of Freire’s temporality and Maturana’s historical phenomenon for biology educationMathematics in early childhood education: contributions of teaching guiding activity to (re) organization of teaching practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

ALMEIDA, Alessandra Rodrigues  and  MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. A escrita colaborativa na formação continuada de professores que ensinam matemática. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.176-193. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41858.

Neste artigo apresentamos um estudo que objetivou investigar em que medida a escrita coletiva de narrativas em ambiente virtual − Google Docs − contribui para a formação de professores participantes de um grupo colaborativo que estuda a matemática na/para infância. A partir da análise de uma narrativa colaborativa produzida por três componentes do grupo foi possível observar que, no movimento de escrever, ler e editar textos iniciados por um dos participantes, auxiliando a composição de uma narrativa de autoria coletiva, cada envolvido coloca em evidência suas aprendizagens e destaca aspectos relevantes para a própria formação. Essa dinâmica também propicia reflexões sobre a prática docente e a (re)significação dos conteúdos matemáticos.

Keywords : Educação Matemática; Formação de Professores; Narrativas Colaborativas; Grupos Colaborativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )