SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Biología de la autonomía: la importancia de la temporalidad de Freire y del fenómeno histórico de Maturana para la enseñanza de biologíaMatemáticas en la educación infantil: contribuciones de la actividad orientadora de enseñanza para la (re)organización de la práctica docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

ALMEIDA, Alessandra Rodrigues  y  MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. A escrita colaborativa na formação continuada de professores que ensinam matemática. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.176-193. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41858.

Neste artigo apresentamos um estudo que objetivou investigar em que medida a escrita coletiva de narrativas em ambiente virtual − Google Docs − contribui para a formação de professores participantes de um grupo colaborativo que estuda a matemática na/para infância. A partir da análise de uma narrativa colaborativa produzida por três componentes do grupo foi possível observar que, no movimento de escrever, ler e editar textos iniciados por um dos participantes, auxiliando a composição de uma narrativa de autoria coletiva, cada envolvido coloca em evidência suas aprendizagens e destaca aspectos relevantes para a própria formação. Essa dinâmica também propicia reflexões sobre a prática docente e a (re)significação dos conteúdos matemáticos.

Palabras clave : Educação Matemática; Formação de Professores; Narrativas Colaborativas; Grupos Colaborativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )