SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Biologia da autonomia: a importância da temporalidade de Freire e do fenômeno histórico de Maturana para o ensino de biologiaMatemática na educação infantil: contribuições da atividade orientadora de ensino para a (re)organização da prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

ALMEIDA, Alessandra Rodrigues  e  MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. A escrita colaborativa na formação continuada de professores que ensinam matemática. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.176-193. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41858.

Neste artigo apresentamos um estudo que objetivou investigar em que medida a escrita coletiva de narrativas em ambiente virtual − Google Docs − contribui para a formação de professores participantes de um grupo colaborativo que estuda a matemática na/para infância. A partir da análise de uma narrativa colaborativa produzida por três componentes do grupo foi possível observar que, no movimento de escrever, ler e editar textos iniciados por um dos participantes, auxiliando a composição de uma narrativa de autoria coletiva, cada envolvido coloca em evidência suas aprendizagens e destaca aspectos relevantes para a própria formação. Essa dinâmica também propicia reflexões sobre a prática docente e a (re)significação dos conteúdos matemáticos.

Palavras-chave : Educação Matemática; Formação de Professores; Narrativas Colaborativas; Grupos Colaborativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )