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Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

AMORIM, Gisele Mendes  e  MORETTI, Vanessa Dias. Matemática na educação infantil: contribuições da atividade orientadora de ensino para a (re)organização da prática docente. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.194-213. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41860.

O objetivo desta pesquisa foi investigar as contribuições do conceito de Atividade Orientadora de Ensino como desencadeador da mudança de prática docente na Educação Infantil, na organização do ensino de noções matemáticas. O referencial teórico é a psicologia Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e o conceito de Atividade Orientadora de Ensino. Partindo de um contexto escolar, no qual as professoras desenvolviam atividades matemáticas pautadas apenas em situações cotidianas e repetidas, foi desenvolvido um experimento didático para acompanhar o movimento de aprendizagem docente. Os resultados indicam a potencialidade do conceito de Atividade Orientadora de Ensino como propiciador de mudança da prática docente a partir de nova organização do ensino da matemática na Educação Infantil.

Palavras-chave : Educação Matemática; Psicologia Histórico-Cultural; Formação de Professores; Educação Infantil.

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