SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Mathematics in early childhood education: contributions of teaching guiding activity to (re) organization of teaching practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136On-line version ISSN 1981-1802

Abstract

FIGUEIREDO, Alessandra Marcone Tavares Alves de; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Da; SALES, Flávia Rhuana Pereira  and  SOUZA, Niely Silva de. Os desafios no ensino de ciências nas turmas de jovens e adultos na área de química. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.214-232. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41928.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino designada para um público excluído social e culturalmente, que apresenta, na maioria das vezes, problemas de aprendizagem, uma alta evasão e repetências. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi apontar os desafios atuais no Ensino da EJA, atrelado à disciplina Química, considerada por muitos, abstrata e subjetiva e, em seguida, desenvolver e aplicar ferramentas didáticas, no intuito de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a metodologia escolhida teve abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho participante, sendo integrada à realidade dos jovens e adultos, visando promover essa educação de forma mais significativa. Os resultados obtidos através de uma avaliação qualitativa, diagnóstica, formativa e processual, mostraram que houve um impacto positivo no aprendizado dos alunos.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Ciências; Química..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )