SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Matemáticas en la educación infantil: contribuciones de la actividad orientadora de enseñanza para la (re)organización de la práctica docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Inter Ação

versión impresa ISSN 0101-7136versión On-line ISSN 1981-1802

Resumen

FIGUEIREDO, Alessandra Marcone Tavares Alves de; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Da; SALES, Flávia Rhuana Pereira  y  SOUZA, Niely Silva de. Os desafios no ensino de ciências nas turmas de jovens e adultos na área de química. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.214-232. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41928.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino designada para um público excluído social e culturalmente, que apresenta, na maioria das vezes, problemas de aprendizagem, uma alta evasão e repetências. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi apontar os desafios atuais no Ensino da EJA, atrelado à disciplina Química, considerada por muitos, abstrata e subjetiva e, em seguida, desenvolver e aplicar ferramentas didáticas, no intuito de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a metodologia escolhida teve abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho participante, sendo integrada à realidade dos jovens e adultos, visando promover essa educação de forma mais significativa. Os resultados obtidos através de uma avaliação qualitativa, diagnóstica, formativa e processual, mostraram que houve um impacto positivo no aprendizado dos alunos.

Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Ciências; Química..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )