SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Matemática na educação infantil: contribuições da atividade orientadora de ensino para a (re)organização da prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

FIGUEIREDO, Alessandra Marcone Tavares Alves de; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Da; SALES, Flávia Rhuana Pereira  e  SOUZA, Niely Silva de. Os desafios no ensino de ciências nas turmas de jovens e adultos na área de química. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.214-232. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i1.41928.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino designada para um público excluído social e culturalmente, que apresenta, na maioria das vezes, problemas de aprendizagem, uma alta evasão e repetências. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi apontar os desafios atuais no Ensino da EJA, atrelado à disciplina Química, considerada por muitos, abstrata e subjetiva e, em seguida, desenvolver e aplicar ferramentas didáticas, no intuito de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a metodologia escolhida teve abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho participante, sendo integrada à realidade dos jovens e adultos, visando promover essa educação de forma mais significativa. Os resultados obtidos através de uma avaliação qualitativa, diagnóstica, formativa e processual, mostraram que houve um impacto positivo no aprendizado dos alunos.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Ciências; Química..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )