SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2A concepção de educação do campo no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Inter Ação

versão impressa ISSN 0101-7136versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

VELTMEYER, Henry. Resistência, luta de classes e movimentos sociais na América Latina: dinâmicas contemporâneas. Rev. Inter Ação [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.269-296. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.47674.

O artigo tem o objetivo de discutir as diferentes interpretações sobre as dinâmicas da luta de classes na América Latina e, ainda, desenvolver o argumento de que estas dinâmicas dos movimentos sociais contemporâneos constituem uma nova e mais ampla dimensão no enfretamento às mudanças estruturais do sistema capitalista. O artigo procura abordar os argumentos sobre o debate relativo aos movimentos sociais que estavam circunscritos ao contexto da agenda neoliberal e ao pós-consenso de Washington, bem como desenvolver a reconstrução das circunstâncias do novo milênio que deu origem às novas forças de mudanças e deu resistência à nova fronteira do capital extrativo. O artigo chega à conclusão de que os novos movimentos sociais na América Latina não desafiam fundamentalmente nem a estrutura do poder econômico e político nem o sistema subjacente.

Palavras-chave : Movimentos Sociais na América Latina; Teoria Marxista Sobre Movimentos Sociais; Luta de Classes; Pós-Consenso de Washington; Desenvolvimento na Periferia Capitalista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )